A última edição do evento “Livros em Pauta”, organizado pela Editora Andross, ocorreu em 07/05/2022 e providenciou o lançamento de diversas antologias de contos e livros solo de autores nacionais. Entre os lançamentos está o livro “Botões”, de Clau Cracovsky, produzido pela Editora Simbiose.
Clau já tinha um primeiro livro solo de poesias publicado e agora nos contou um pouco sobre esta nova publicação que conta com 81 microcontos de sua autoria:
Conte um pouco sobre você!

Aos meus quinze anos, cursava o segundo ano do que na época era chamado de Colegial e optei, por influência da minha mãe, ao modelo técnico, pelo curso de Secretariado. Foi quando iniciei um estágio como secretária em uma empresa multinacional. Seis meses depois, fui efetivada e, no ano seguinte, decidi fazer faculdade de Ciência da Computação, uma área bastante promissora àquela época. Eu trabalhava no departamento de Engenharia e atuava como escriturária, cuidando de toda a documentação que garantia a execução dos processos. Foi nisso que usei todo o meu aprendizado da faculdade – processos! Nunca atuei na área, especificamente.
Passei de Escriturária à Desenhista no CAD e daí à Analista de Processos, quando passei a realizar projetos “Kaizen” (melhoria de processos) que envolviam coordenar grupos de estudos e treinamentos. Foi nessa função que exerci o que aprendi em um curso de especialização em Psicologia Organizacional.
Quando estava no auge nesta função, precisei deixar o meu trabalho para acompanhar meu marido, que foi convidado a trabalhar no Japão por dois anos. Nessa ocasião, nosso filho estava com apenas um aninho.
Os dois anos no Japão acabaram durando três anos e nove meses e, de lá, ficamos mais três anos e três meses na Tailândia. Nestes sete anos, nos aventuramos e conhecemos pessoas de diferentes culturas, o que proporcionou muito em termos de crescimento pessoal para todos nós.
Muitas dessas experiências podem ser encontradas em documentos que preparei e batizei de “JJ – Jornal do Japão” e “JT – Jornal da Tailândia”, além de algumas reflexões como forma de aliviar as frustrações de viver longe de amigos e familiares. Pensamentos que me renderam conteúdo para o meu primeiro livro solo, “Hebdômada”.
Foi também nesse período que agucei minha aptidão por trabalhos manuais e fotografia.
Retornamos ao Brasil em meio à crise, quando muitos de nossos amigos perdiam seus empregos. Eu queria voltar ao mercado de trabalho e a forma que encontrei foi trabalhar com uma Coach, sem vínculo de trabalho, apenas como aprendizado. Gostei tanto que estudei Coaching.
Em seguida, comecei a trabalhar como Educadora e Palestrante em Ginástica para o Cérebro, o que faço há mais de seis anos. Durante esse tempo, fiz outra especialização – Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Foi nesse meu trabalho atual que, em 2018, conheci a Editora Andross por intermédio de um colega de trabalho cujo filho já publicava com essa editora há algum tempo.
Enviei três contos que foram aprovados e nunca mais parei de escrever.
Como surgiu a ideia do livro “Botões”?

Gosto muito de desafios porque nos tiram da zona de conforto e nos fazem crescer. Então, o Edson Rossatto, editor da Andross, criou maratonas de escrita de microcontos. Comecei a participar e, inicialmente, o que eu escrevia não eram microcontos. Estudei mais através do livro “Como escrever microcontos”, de autoria do Edson, e fui melhorando minha escrita a ponto de o Edson me convidar a escrever um livro solo de microcontos. Foi assim que surgiu o “Botões”.
Quais temáticas serviram de inspiração para seus microcontos?
Histórias do cotidiano serviram de inspiração para os meus microcontos. Alguns deles também foram inspirados nos temas exercitados nas maratonas.
Quais seus microcontos preferidos na obra e por quê?
Eu gosto muito do primeiro microconto do livro:
– Esse seu jeito lacônico de responder às perguntas que te faço me irrita.
– Sei.
Também, gosto muito desses outros dois:
Finalmente, ele conseguiu um novo emprego, ocupando uma posição com mais de seiscentas pessoas abaixo dele. É o novo jardineiro do cemitério.
Não conseguia decidir se ia de boneca ou vestida para matar. No fim, preferiu optar por puro glamour. Ah, esses nomes de esmaltes…
Qual a grande mensagem que você pretende passar com o livro?
A mensagem que pretendo passar com o livro é a de que é possível dizer muito em poucas palavras. Deixo ao leitor a tarefa de preencher as elipses narrativas, dando vida às ações apresentadas no livro.
Como podemos adquirir o livro? Quais os contatos em que podemos falar com você?

O livro “Botões” pode ser adquirido diretamente comigo através do meu Instagram: @cracovsky ou e-mail: claudia.botion@gmail.com.
Tem algum novo projeto em vista que possa nos contar um pouco?
Estou em um projeto lindo, uma Coletânea em homenagem às mães, na qual sou a organizadora. Fiquei muito honrada com esse convite e espero fazer do livro “Colo”, um grande sucesso que, com certeza, despertará muitas emoções. A Coletânea está recebendo contos de autores até 31/10/22 e as regras para quem quiser participar estão melhor descritas aqui.

Conheci a Clau Cracovsky durante o LEP 2022, antes porém já nos “conhecíamos” através da troca de mensagens quase diárias no grupo de WA dos escritores da Andross e posso afirmar que ela é uma pessoa especial, cujo talento transparece no seu livro Botões, cujos microcontos incríveis arrebatou elogios diversos do nosso editor. São textos que levam o leitor a refletir sobre temas e situações variadas. Parabéns, Clau!!!
CurtirCurtir
Tive o prazer de conhecer Clau pessoalmente na noite anterior ao LEP 2022, onde um encontro descontraído dos autores da Andross animou a véspera do evento. Porém já conhecia Clau do grupo da Editora, e principalmente através do conto ” Muito Além de Beijinhos e Balões”, um história emocionante de puro carinho entre avós e netos que define o futuro e o destino da nossa jornada.
Clau transmite emoções profundas desde as primeiras palavras, um intenso bem querer compartilhado.
O livro de microcontos ” Botões” são pequenas histórias que cumprem muito bem o objetivo de nos fazer pensar com nossos Botões.
Clau adorei conhecer você e seu trabalho e espero muito poder fazer parte do “Colo”.
CurtirCurtir