A última edição do evento “Livros em Pauta”, organizado pela Editora Andross, ocorreu em 07/05/2022 e providenciou o lançamento de diversas antologias de contos e livros solo de autores nacionais. Entre os lançamentos está o livro “Breviário”, de Melissa Barbosa, produzido pela Editora Simbiose.
A obra, composta de 81 microcontos, já é o quarto livro solo da escritora após as publicações de “Um dia como qualquer outro”, “O olho do monstro” e o ebook de poesias “Pequenos hipopótamos no meu café”. Confira agora a entrevista que a Melissa nos concedeu para falar sobre esse novo trabalho:
Conte um pouco sobre você!

Meu nome é Melissa Barbosa, tenho 42 anos, sou casada e moro em Porto Alegre/RS. Já fui repórter, assessora de imprensa e atualmente trabalho como professora de inglês. Tenho formação em três faculdades: Jornalismo, Filosofia e Letras. Sempre gostei muito de estudar e sou muito curiosa, então quero aprender sobre coisas diferentes. Aliás, estudo até hoje, estou sempre fazendo vários cursos.
Comecei a ler muito cedo, com apenas 3 anos. Minha mãe fazia questão de ler um pouco para mim todas as noites, antes da hora de dormir. Eu achava fascinante que aquelas folhas de papel pudessem contar todas aquelas histórias incríveis. As letras viraram minha grande paixão. São até hoje! Depois que aprendi a ler, comecei também a escrever. Escrevi meu primeiro livrinho também bem nova, eu devia ter uns 4 ou 5 anos, sobre uma passarinha que tinha de trabalhar duro para manter seu ninho e seus filhotes. E sigo escrevendo. Também gosto de desenhar, ler, estudar idiomas (espanhol, francês, italiano e japonês) ouvir música e ver séries.
Como surgiu a ideia do livro “Breviário”?
A ideia foi do Edson Rossatto, editor da Andross. Eu escrevi a maioria dos microcontos nas oficinas online que ele realizou. Ele gostou da minha produção e fez o convite para a publicação do livro.
Quais temáticas serviram de inspiração para seus microcontos? Como foi o processo criativo?
Quase todos os microcontos do Breviário foram escritos durante as oficinais. Então, as ideias vinham das palavras ou das imagens que o Edson nos passava. Tínhamos um tempo bem curto para compor algo a partir daquilo. Era muito divertido e desafiador. Agora peguei o gosto e tenho escrito vários microcontos sozinha. Eu me inspiro em cenas da minha vida, em histórias que me contam, ou ainda a partir de uma palavra ou uma imagem, assim como acontecia nas oficinas.
Qual a grande mensagem que você pretende passar com o livro?
Acho que os microcontos passam várias coisas ao leitor. Primeiro, que para ler não precisamos de muito tempo. Todos podemos ser leitores, mesmo com a vida corrida. Os minutos que passamos no transporte público, em alguma fila, na sala de espera de um consultório ou até no banheiro podem ser momentos de leitura. Segundo, gosto de fazer o leitor construir junto a história, pois ele deve preencher com suas próprias ideias aquilo que não é dito. É isso que faz esse tipo de narrativa tão interessante.
Como podemos adquirir o livro? Quais os contatos em que podemos falar com você?

Podem entrar em contato comigo. É só entrar no meu site www.melissabarbosa.com.br
Tem algum novo projeto em vista que possa nos contar um pouco?
Vários! Estou escrevendo mais microcontos e quero publicá-los em 2023. Também tenho um livro de poemas que está com o Edson (Rossatto, da Editora Andross). Quero publicá-lo, mas primeiro ele deve passar por todo o processo de edição. Estou ainda escrevendo uma série de pequenas histórias baseadas em situações que vivi. Geralmente não uso a minha própria vida como inspiração, mas decidi me desafiar a fazer algo diferente do que sempre faço. Talvez saia outro livro, quem sabe? No futuro gostaria de fazer uma graphic novel, mas esse dia ainda está distante. Sigo escrevendo contos e enviei histórias para diversas coletâneas que serão lançadas em 2023.
A Melissa Barbosa é uma pessoa especial na minha trajetória de escritora da Andross, ela foi a organizadora da coletânea Companheiros, Contos sobre bichinhos de estimação (Andross, 2022), da qual participei com um conto. Ela tem uma meiguice na fala, no olhar e nas palavras que transparece em suas produções textuais. Tenho todos os livros solos dela e é surpreendente como ela é uma escritora perfeita em qualquer gênero que ela se proponha a escrever. Breviário é um livro maravilhoso, cujos microcontos nos impulsiona à diversas reflexões sobre temas variados. Parabéns, Mel, pelo seu talento incrível e gratidão por tudo que aprendo com você desde que nos conhecemos.
CurtirCurtir
Conheci Melissa no grupo da Andross, e muitas vezes trocamos ideias e opiniões sobre assuntos diversos. Tive o prazer de conhecê-la e sentar ao seu lado no LEP 2022. Li o livro ” No Olho do Monstro” e o de microcontos “Breviário”. Melissa tem uma imaginação incrível, transforma seus textos de ficção em utopias leves e agradáveis. Ler Melissa é flutuar e ter a sensação que tudo pode ser simplesmente possível.
Estou curiosíssima com o lançamento do livro de poemas.
CurtirCurtir