Lançamento de “Um Super-herói de óculos amarelos”, livro infantil de Fatima Jereissati Barbosa

Um menino muito diferente vai com o pai e os primos assistir a uma corrida de cavalos e acaba se perdendo da família, causando um grande susto em todos que tentam descobrir onde teria ido parar. Esta é a premissa do novo livro de Fatima Jereissati Barbosa, “Um super-herói de óculos amarelos”, lançado no dia 12/10/22 pela Scortecci Editora e ilustrado por Gabriel Vanalli Benatti.

Após a publicação em livros de contos e microcontos, Fatima agora resgata algumas de suas memórias da maternidade para trazer uma história em homenagem ao filho e a “todos os super-heróis como ele, que transformam vidas encantando o mundo”. Confira a entrevista que nos foi concedida acerca desse lançamento:

Conte um pouco sobre você!

Sou engenheira civil de formação e exerço a profissão há 42 anos.

A leitura sempre foi um hobby. Comecei muito pequena por incentivo da minha mãe. Ela era fã de Monteiro Lobato, li muitos livros dele. Também a banca de jornal era o tesouro dos quadrinhos da época, eu ia pegar o jornal com meu pai e ganhava as revistinhas para dividir com meu irmão. Éramos incentivados a ler tudo. Sem censura. Fato quase inédito para a época.

Aos 12 anos, pedi e recebi das mãos da minha mãe, o livro “Cem anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, então a minha relação com a leitura e a vida mudou.  Nunca mais fui romântica. A leitura precisava ser densa, trazer novos conhecimentos, novas realidades. Hoje tento resgatar a doçura latente perdida na adolescência.

Tenho também uma relação muito forte com minha terra natal ( Ceará) e me interesso por nossa cultura. A linguagem popular me fascina, visível em determinados momentos da minha escrita.

Sempre alimentei a vontade de escrever, mas estive muito envolvida com trabalho e família. A escrita surgiu definitivamente em 2021, com a pandemia e a aprovação do meu primeiro conto “Assopro na alma” no livro de contos fantásticos “Elementais”. Escrever me trouxe um aconchego para a alma.

Como surgiu a ideia do livro “Um super-herói de óculos amarelos”?

“Um super-herói de óculos amarelos” é um livro ilustrado que surgiu da ideia de escrever para meu filho especial algo que ele pudesse interagir e que refletisse a sua personalidade considerando que ele não sabe ler aos 37 anos.
A história é verídica, o desaparecimento dele no jóquei durante a infância realmente aconteceu, e a narrativa também é acrescida com alguns elementos de sua personalidade:
1) Ele se acha um super-herói até hoje.
2) Durante a pandemia ele desejou ganhar uns óculos amarelos de aniversário, mesmo que tivéssemos ressaltado que todo o comércio estava fechado. Conseguimos, depois de muito procurar, os óculos que serviram de modelo para o livro.
A realidade e a fantasia construíram um personagem meio real, meio ficção, exatamente como é meu filho.

Você conta que a história foi verídica. Essas “fugas” ocorreram mais vezes?

As fugas do meu filho eram algo muito constante. Ele era muito rápido: toda vez que ia ao shopping, à praia, sumia. Bastava baixar a vista para fazer um cheque, passar um cartão e já não estava mais lá. Sempre uma grande confusão. Acho que para ele era diversão.

Qual a grande mensagem que você pretende passar com o livro?

A mensagem que pretendo passar é que o amor é sublime. Ultrapassa todos os limites.

Como podemos adquirir o livro? Quais os contatos em que podemos falar com você?

Ainda tenho algumas unidades do livro comigo, caso desejem entrar em contato meu email é fatimaj.sanes@gmail.com

Também é possível adquirir a obra por meio da Scortecci Editora nos sites http://www.livrariascortecci.com.br e http://www.pingodeletra.com.br

Tem algum novo projeto em vista que possa nos contar um pouco?

Participo da Antologia “Frações de tudo”, da Scortecci Editora, com lançamento em dezembro/22.
Para o próximo ano de 2023 participo da Coletânea “Lembre de mim”, da Andross Editora, além de assinar um novo livro solo pelo selo Simbiose, os dois serão lançados no dia 13 de maio de 2023 no evento Livros em Pauta, em São Paulo/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: